Peptídeos são os compostos ou biomoléculas formadas pela união dos aminoácidos. A união dos peptídeos se dá entre o grupo carboxila de um e o grupo amina de outro aminoácido, sempre ocorrendo a liberação de uma molécula de água (Reação de Condensação). O mecanismo que une covalentemente os aminoácidos é denominado de ligação peptídica. O tamanho desses polímeros varia muito, de moléculas com 2 ou 3 aminoácidos, á macromoléculas com milhares de aminoácidos.
Como cada aminoácido de uma cadeia peptídica perdeu um átomo hidrogênio (H) ou uma hidroxila (OH), cada unidade de aminoácido é chamada de resíduo.
Os peptídeos são classificados segundo o número de aminoácidos presentes em cada composto:
Dois aminoácidos - dipeptídeo
Três aminoácidos - tripeptídeo
Quatro aminoácidos – tetrapeptídeo
Ainda segundo o número de aminoácidos presentes nas biomoléculas, podemos classificar os peptídeos em oligopeptídeos, quando apresentar de dois a dez aminoácidos, e polipeptídeos, quando apresentar onze ou mais aminoácidos. Geralmente, usamos o termo proteína para designar certas moléculas com um número superior a 100 aminoácidos.
Como função os peptídeos constituem um sistema tampão que impedem grandes variações de pH. E alguns funcionam como hormônios como os de vertebrados, como a insulina, glucagon e corticotrofina são compostos por menos de 50 resíduos de aminoácidos.
Como peptídeos pequenos de ocorrência natural também podemos citar a ocitocina, bradicinina, tireotrofina e encefalinas. Os venenos de fungos também são peptídeos pequenos.
Quando vamos atribuir um nome a um peptídeo pequeno, seguimos a seqüência dos seus aminoácidos constituintes. Começamos pelo resíduo aminoterminal, que fica na extremidade esquerda e terminamos no resíduo carboxilaterminal ou N-terminal, que consiste em um grupo carboxila livre.
Fontes:http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/peptideos.html
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/peptideos.htm
http://www.jornallivre.com.br/142314/bioquimica-peptideos.html
0 comentários:
Postar um comentário