22 de março de 2012

11 dicas para Estudos "Em Cima da Hora"

1° Descobrindo seu conhecimento.

O primeiro passo é descobrir o quanto você sabe sobre a matéria. Para isso, você deve fazer alguns simulados. O seu resultado nesses simulados lhe dará uma idéia sobre o quão preparado você está para o exame.

2° Selecionando o material.

Para conseguir ser bem sucedido nos seus estudos é necessário que você tenha conhecimento da matéria. Descubra o conteúdo programático. Depois, baseando-se nas provas que você fez, selecione as matérias que mais "caíram" nos últimos exames.Tendo conhecimento dessas matérias, é hora de colher o material. Busque em diversas fontes os tópicos já selecionados e os separe para estudá-los posteriormente. Lembre-se: Não selecione mais que 10 tópicos de cada matéria.

Por exemplo, se você for estudar português, escolha que tópicos mais importantes dentre os que já selecionou.

Ex:
Português:
SUJEITO E PREDICADO E ADJUNTO ADVERBIAL
ACENTUAÇÃO
PREDICAÇÃO VERBAL E COMPLEMENTOS VERBAIS
VERBOS DE LIGAÇÃO E PREDICATIVOS
CONCORDÂNCIA VERBAL
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
DÚVIDAS DE GRAFIA
PONTUAÇÃO

Estude somente os tópicos relacionados de cada matéria e faça os exercícios.


3° Seja seletivo.

Percorra os capítulos e vá para os pontos principais. Você não vai conseguir estudar tudo o que precisa em apenas um mês, portanto concentre-se nos pontos principais.

4° Levante os tópicos principais.

Identifique cinco conceitos chave ou tópicos de cada matéria que serão abrangidos no teste. Faça a sim mesmo as seguintes perguntas:

Que questões eu faria se fosse o elaborador da prova?
Quais as questões que mais "caíram" nos últimos testes?
Estude cada tópico.


5° Faça anotações.

Mesmo com pouco tempo para estudar, faça anotações sobre os cinco tópicos principais de cada matéria. Não faça um resumo, anote somente o que você achar fundamental. Use só palavras chave ou frases curtas.

6° Reescreva.

Em suas próprias palavras, escreva uma explicação ou definição sobre a matéria.
Não use o texto ou suas anotações.
Depois de terminado compare sua resposta, explicação ou definição com o texto.
Para a conferência você pode utilizar suas anotações.

7° Exercite-se!


Assim como um atleta se exercita para participar de uma competição você precisa se exercitar para a prova. Porém, você não tem muito tempo para se exercitar. Faça máximo vinte exercícios de cada tópico. Faça os exercícios logo após estudar cada tópico.

8° Revise.

Você não terá muito tempo para fazer suas revisões; portanto revise toda a matéria estudada durante a semana nos finais de semana. A revisão é um processo cansativo e que toma algum tempo, mas é muito eficiente e lhe ajudará a se lembrar da matéria estudada. Após a revisão de cada matéria, faça cinco exercícios de cada. Lembre-se que revisar não é estudar a matéria toda novamente. Separe suas anotações e faça sua revisão baseado nelas, revisando apenas os pontos principais.

9° Redação.


Você não estará pronto para ganhar o Nobel de literatura após um mês estudando redação, mas estude os conceitos básicos de dissertação e tenha o hábito de escrever diariamente, isso muito lhe ajudará em sua redação.

10° Refaça as provas.

Terminado seu período de estudos faça um novo simulado e refaça as últimas provas do teste em questão. Sem dúvida você obterá um melhor desempenho, mas não se baseie apenas nisso. Lembre-se que você fará uma nova prova, com novas questões e quem sabe até novos tópicos.

11° Descanse!

Não se esqueça de descansar. Não tente revisar tudo o que foi estudado no dia da prova. Um dia antes da prova descanse um pouco, evite agitação e situações que possam lhe deixar muito agitado. Faça programas leves, tenha uma alimentação balanceada e uma boa noite de sono na noite anterior a prova.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/125/2/Socorro-Nao-Estudei-pro-Vestibular/Paacutegina1.html

0 comentários: